Tome-se por exemplo a seguinte situação: partindo de uma tabela de controle de entradas e saídas, que contém o registro de quilômetros rodados ou de horas trabalhadas dos veículos que compõe uma frota, precisamos identificar e retornar o maior registro de cada um deles, para atender finalidades diversas, como um controle de manutenção, por exemplo.
Em princípio seria uma situação simples, onde a função MÁXIMO nos atenderia perfeitamente. Porém há alguns complicadores:
1º) a tabela de referência contém os registros, por data e hora, de TODOS os veículos da frota, de modo que precisamos estabelecer uma condição para a busca de um em específico.
2º) os registros estão em colunas diferentes, pois há veículos que operam com VELOCÍMETRO, registrando os quilômetros rodados (carros, caminhões e motocicletas), e há veículos que operam com HORÍMETRO, registrando as horas trabalhadas (tratores e máquinas).
Este tipo de situação, onde o FATO propriamente dito NÃO está necessariamente registrado numa coluna única, padrão, é, infelizmente, comum em diversos sistemas de controle, dificultando o desenvolvimento de soluções como a proposta aqui.
Desenvolvendo o raciocínio, parte-se do princípio de que tanto o volume de quilômetros rodados, quanto de horas trabalhadas, apenas crescerá com o tempo, o que é natural. Isto permitirá trabalhar de forma simplificada, sem considerar as dimensões de tempo (data), num primeiro momento.
Examinando o comportamento da função MÁXIMO, tem-se o seguinte:
Porém, como já visto inicialmente, isto não resolve o problema apresentado, pois estamos examinando apenas a coluna que contém as informações dos veículos que usam Velocímetro, e não considerando as informações dos veículos que usam Horímetro e que estão em outra coluna, fora do intervalo que designamos para a busca neste exemplo.
É necessário estabelecer uma condição dentro da função para que esta retorne o MÁXIMO de um veículo escolhido, identificado pelo seu Prefixo, registrado na tabela.
A fórmula ficaria então, da seguinte forma:
Quando verifica-se manualmente, aplicando-se filtros na tabela, para encontrar o valor, verifica-se que o resultado está errado:
Isto acontece porque a função MÁXIMO não aceita, naturalmente a condição estabelecida pela função SE.
Para que isto aconteça é necessário alterar o comportamento dela usando-a em modo MATRICIAL.
Futuramente o Excel receberá atualizações de grande impacto, que serão as novas Matrizes Dinâmicas, que levarão problemas como este à outro patamar de solução. Porém isto ainda não é uma realidade, não está disponível para todos os usuários do mesmo, justificando ainda, portanto, o conteúdo aqui apresentado.
Este artigo não se destina à explicar o cerne do modo matricial para as funções do Excel, portanto, será mantido o tom prático da solução, deixando o usuário, por analogia, livre para contextualizar e replicar à problemas análogos o que está aqui apresentado.
Para que uma função, ou fórmula, no Excel opere em modo MATRICIAL é necessário concluí-la com os comandos combinados Ctrl, Shift e Enter do teclado – Ctrl + Shift + Enter – e não apenas com o comando Enter como é feito tradicionalmente. É esta combinação de comandos que indica ao Excel que a função ou fórmula deve ser aplicada em modo MATRICIAL.
Desta forma, a solução aplicada anteriormente ficaria assim:
Trazendo desta vez, o resultado correto.
Para identificar-se rapidamente quando uma função está em modo MATRICIAL pode-se observar a barra de fórmulas:
Quando a função ou fórmula aparece entre CHAVES é porque está operando em modo matricial.
Isto indica que qualquer edição que seja feita na mesma deve, obrigatoriamente, ser concluída novamente com o mesmo conjunto de comando combinados: Ctrl + Shift + Enter.
Porém, retornando ao caso prático, ainda não se tem a solução completa.
Para que isto aconteça, será preciso uma nova condição que estabeleça qual das colunas que contém os FATOS deve ser considerada para o prefixo escolhido:
A fórmula agora considera ambas as colunas que contém os FATOS, além da referência do prefixo.
Com isto, tanto é possível criar-se uma ferramenta de consulta, para que usuário consulte rapidamente um veículo que deseje, quanto é possível criar-se uma lista com informações completas do cadastro de veículos, trazendo ao final, o fato, seja quilômetro rodado ou hora trabalhada, mais recente referente ao mesmo.
Examinando a fórmula final, temos o seguinte: